A mão esquerda da escuridão (livro), de Ursula K. Le Guin, e Metallica Tour 2022
Kelly Sousa e Rafhael Frattari
A mão esquerda da escuridão (livro), de Ursula K. Le Guin
Ursula K. Le Guin era professora universitária e uma das maiores intelectuais do século XX. Escritora de textos e livros de ficção científica, recebeu vários prêmios mundiais e seus livros foram traduzidos para diversos idiomas.
A mão esquerda da escuridão, livro publicado em 1969, é marco na literatura de fantasia e ficção científica e conta a história de Genly Ai, terráqueo nativo que viaja para o planeta Gheten em missão política, levando os leitores a conhecerem as realidades de um mundo no qual inexistem guerras, distinções de classes e gêneros.
Ao nos deparar com habitantes que não têm características sexuais permanentes, com capacidade de desenvolver dois gêneros e oscilarem entre o feminino e o masculino em períodos específicos de reprodução ou afeto, a narrativa traz interessantes reflexões sobre a ideia do gênero como fator de opressão social, por ele ser construído historicamente, politicamente e economicamente, e não como fator biológico, natural, dos seres humanos, e, assim, como essas estruturas sociais vão sendo moldadas para que alguns corpos dominem e exerçam o poder.
Em homenagem ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, fica aqui esse ótimo convite à leitura!
Kelly Sousa
Advogada da Equipe de Contencioso Cível do VLF Advogados
Metallica Tour 2022, Metallica
Nesse mês indicamos os esperados shows do Metallica, que, em maio, volta aos palcos brasileiros depois de sucessivos cancelamentos em razão da pandemia. Em virtude dos shows realizados no início do ano, sobretudo em Las Vegas, é possível cravar que os grandes clássicos estarão no set list dos shows tupiniquins, como Seek & Destroy, Ride Lightning, One, Fade to black, Creeping Death e outros.
Certamente, os espetáculos agradarão de cinquentões aos impúberes, que acompanharão os seus pais, muitos deles. O Metallica terá a abertura da banda Greta Van Fleet, que, embora menos pesada, deverá também agradar aos fãs.
Pessoalmente, indico o show porque numa certa altura não se pode perder a oportunidade de ver os seus ídolos, sempre que possível. Sempre há a possibilidade de que seja a última! Esse raciocínio foi importante para que eu pudesse assistir de Raul aos Ramones, passando pelo Sabbath e outros tantos. Especialmente para a minha geração de fãs, o show deve ser carregado da melhor nostalgia possível, já que se vão quase 30 anos do mitológico show de 1993, no antigo Parque Antártica, onde o grupo apresentou o lendário Black Album, talvez o maior sucesso de vendas do metal.
E os hits do álbum preto não faltarão, podem ter certeza. Tem feito parte do repertório dos shows de 2022 Sad Bad True, Wherever I may roam, Nothing Else Matters e, é claro, Enter Sandman.
Mesmo que você não goste de rock pesado, não perca mais uma chance de ver um dos mais longevos e produtivos grupos de metal. Uma dica: os ingressos já estão esgotados, mas ainda podem ser encontrados nos sites de venda secundária, infelizmente, a preços salgados. Mesmo assim, valerá cada centavo, pode ter certeza.
Rafhael Frattari
Sócio da área Tributária do VLF Advogados