Editorial
O ano de 2022 termina com o sentimento de dever cumprido no VLF Advogados, mas também com a certeza de que o trabalho é incessante quando se tem como mote fazer sempre o melhor.
Cada vez mais o VLF reafirma o seu posicionamento com o desenvolvimento de várias práticas especializadas dentro de um mesmo escritório, com uniformidade de atendimento, que é rápido, objetivo e consistente. Temos várias boutiques jurídicas, num só lugar. Prova disso é o reconhecimento, pelas mais prestigiadas publicações que analisam o mercado jurídico, de inúmeras de nossas práticas, como: Direito Administrativo, Arbitragem, Compliance, Contencioso Cível, Contratos, Contratos Internacionais, Governança Pública, M&A, Recuperação Judicial e Falências, Direito Regulatório (energia e transporte), Societário, Trabalhista e Tributário. Em mais um ano, estivemos entre os finalistas do prêmio melhor escritório de Minas Gerais da Leaders League.
Além das áreas destacadas, tivemos mais de quinze advogados indicados pelas publicações, o que demonstra a solidez da atuação da formação profissional do escritório e o surgimento de potente segunda geração de advogados, já reconhecidos pelo mercado e considerados pontos de referência dos clientes. Tivemos, ainda, a feliz notícia da indicação de três sócios como “Lawyer of the Year”, em votação dos colegas advogados, realizada pela publicação americana Best Lawyers.
O ano consolidou também nossa atuação em várias áreas, com destaque para Recuperação Judicial e Falências, em que atuamos nos dois casos de maior repercussão em Minas Gerais, e, talvez, no Brasil. No direito societário, estivemos à frente de vários projetos de estruturação de grandes grupos e de famílias empresárias, além de interessantes casos de M&A. Esses são apenas alguns dos exemplos, mas o fato é que todas as áreas mantiveram a tendência positiva anterior e performaram muito bem em 2022.
Avançamos ainda no nosso objetivo institucional de promover a diversidade e respeito, com medidas objetivas, que demonstram o compromisso da alta administração do escritório com o tema, tais como: a determinação de home office integral de um ano para as mães no primeiro ano de vida dos filhos; a realização de treinamentos e patrocínios a eventos sobre diversidade de orientação sexual no mercado jurídico; o apoio a programas de inclusão e diversidade de raça, como o Projeto Incluir Direito, realizado pelo CESA Nacional, de mentoria e financiamento a estudantes pretos e pretas da UFMG. Essas iniciativas permitiram que fôssemos indicados pelo CESA e pela Análise Editorial como escritório que pratica e promove a diversidade. Esperamos que em 2023 consigamos avançar mais em todas as frentes relacionadas com a diversidade e a inclusão.
Também evoluímos na reprodução do trabalho da nossa equipe de Legal Design para todas as demais práticas do escritório. As técnicas já são muito utilizadas em apresentações a clientes, reuniões técnicas de trabalho, memoriais e petições em casos complexos e relevantes. Nosso objetivo agora é que o Legal Design se espalhe por toda a nossa atuação, seja no contencioso, seja na consultoria. A nossa compreensão do assunto é a de que o Legal Design não se resume a uma forma de utilização de elementos gráficos ou de resumos esquemáticos, mas sim de uma nova maneira de comunicação, objetiva, clara e focada na capacidade de informar e influenciar decisões do seu auditório relevante ou público-alvo. Em 2023, continuaremos firmes neste propósito. Esperamos que todos percebam pela nossa comunicação externa.
Por fim, gostaríamos de agradecer ao trabalho e empenho de toda a equipe e à parceria dos nossos clientes e colegas. Sigamos em frente, tentando fazer sempre o melhor. Boas festas!