A mais recôndita memória dos homens, de Mohamed Mbougar Sarr, e Good Omens, série do Prime Video
Rafhael Frattari e Katryn Rocha
A mais recôndita memória dos homens, de Mohamed Mbougar Sarr
Com a obra, o jovem autor senegalês levou o Prêmio Gouncourt, a mais prestigiada condecoração literária da França, basicamente, o Nobel francês. É um livro raro, que consegue traçar algumas histórias paralelas, guiadas pela trama central, um grupo de escritores africanos radicados na Europa, que descobrem a história de T.C. Elimane, autor africano que teve um livro de sucesso avassalador, que tempos depois foi acusado de plágio e simplesmente parece ter desaparecido do mapa.
Para contar essa história, Mohamed Mbougar Sarr discute questões importantes da literatura e do mercado literário, com ironia e leveza. O livro não se torna chato, ao contrário. Também há várias subtramas, em geral relacionadas com cultura e política, seja dos próprios países africanos, e suas questões pós-coloniais e, também, à própria condição dos escritores e da elite intelectual que deixaram o continente para viver na Europa.
O livro é muito bem escrito, com uma linguagem extremamente rica, sem ser árido. Para mim, é uma das melhores obras que li nos últimos tempos. Recomendo vivamente.
Rafhael Frattari
Sócio da área Tributária do VLF Advogados
Good Omens, série do Prime Video
Advertência
Desencadear o Armageddon pode ser perigoso. Não tente fazer isso em casa.
Baseada no livro homônimo dos autores Terry Pratchett (Discworld) e Neil Gaiman (Sandman), a série Good Omens (ou Belas Maldições) retorna para uma segunda temporada após hiato de quatro anos desde seu lançamento na plataforma de streaming Prime Video.
Com direção de Douglas Mackinnon, acompanhamos na primeira temporada o anjo Aziraphale e o demônio Crowley, interpretados, respectivamente, por Michael Sheen e David Tennant (Doctor Who), que, por morarem tantos anos entre os humanos e adquirirem um apreço por eles, e serem inimigos naturais por uns seis mil anos ao ponto de se tornarem amigos, decidem unir esforços para impedir o Apocalipse desencadeado pela chegada do Anticristo, em uma paródia nem um pouco sutil de A profecia, filme de 1976.
A divertidíssima série conta com participação no elenco de atores como Jon Hamm (Mad Men), Frances McDormand (Três Anúncios para Um Crime), Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), Brian Cox (Succession), entre vários outros.
Embora não tenha sido publicada uma sequência para o livro, Pratchett e Gaiman chegaram a planejar e esboçar o enredo de uma continuação. Contando novamente com o envolvimento de Gaiman na produção, que garantiu que a segunda temporada seguirá o enredo sonhado por ele e Pratchett nos anos 1990, a peculiar dupla de amigos viverá novas aventuras e será surpreendida por mistérios inéditos, tentando retomar a vida após os acontecimentos da primeira temporada.
Good Omens está disponível no Prime Video e a segunda temporada estreia em 28 de julho.
Katryn Rocha
Auxiliar de Comunicação