Mulheres Empilhadas, livro de Patrícia Melo, e True Detective: Night Country, série da HBO
Rafhael Frattari e Katryn Rocha
Mulheres Empilhadas, livro de Patrícia Melo
A resenha deste mês é especial para o VLF Advogados, porque se trata do primeiro livro estudado no Clube de Leitura Diversidade pela Ficção, cujo objetivo é discutir diversidade e inclusão por meio de livros de ficção, de personagens e histórias que não são reais.
O livro escolhido foi o Mulheres Empilhadas, da autora brasileira Patrícia Melo, uma das escritoras de “crime e suspense” mais prolíficas do país, na esteira de Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza, ícones da literatura policial.
A obra trata da violência contra a mulher, o que justifica a sua análise pelo nosso Clube de Leitura, pela história de uma personagem cujo nome não aparece no livro, mas que vai para o Acre pesquisar casos de feminicídios e acaba se envolvendo na trama. Na verdade, a própria personagem tem a violência contra a mulher como aspecto fundante de sua história, já que a mãe foi assassinada pelo pai. Por isso, o impacto de ter sido estapeada pelo namorado no início da história, antes de viajar para o Norte, onde começará uma saga de violências.
Sob o ponto de vista formal, embora tenha características que se assemelhem as do romance policial, subgênero literário ficcional relacionado a narrativas que contam a história de um crime, a obra é entremeada por textos denunciativos que podem ser classificados como notícias jornalísticas.
No livro são encontradas narrativas variadas de personagens que traçam suas batalhas para sobreviver em uma sociedade estruturada para patrocinar a subjugação feminina. O tema da violência perpassa toda a trama, sendo abordada com firmeza uma questão por vezes silenciada: o feminicídio. Também há uma narrativa paralela na obra relacionada às experiências que a personagem tem com chás e poções experimentadas em rituais indígenas, o que, sem dúvida, despertará a curiosidade do leitor para o tema.
Um livro duro, mas necessário. Vale a pena a leitura.
Rafhael Frattari
Sócio-fundador responsável pela Área Tributária do VLF Advogados
True Detective: Night Country, série da HBO
Criada por Nic Pizzolatto e produzida pela HBO, True Detective é uma série antológica ficcional com temática policial, em que cada temporada é focada em uma história fechada e independente das outras.
A primeira temporada, que acompanha em duas linhas temporais diferentes os detetives Rust Cohle (Matthew McConaughey) e Marty Hart (Woody Harrelson), a partir da investigação de um assassinato ocorrido há 17 anos nos pântanos da Louisiana, é constantemente elogiada e frequentemente mencionada como uma das melhores produções televisivas de todos os tempos.
Entretanto, depois de uma segunda temporada massacrada por crítica e público e uma terceira esquecível, que sofreu brusca queda de audiência, apesar de ambas contarem com elencos estelares, a série ficou desde 2019 em longo hiato.
Em 2024, após a substituição de Nic Pizzolato por Issa López como roteirista e diretora, a série retornou para uma quarta temporada recebendo o subtítulo “Terra Noturna” (Night Country).
Certamente, um dos maiores atrativos para a nova temporada foi o anúncio da brilhante Jodie Foster, a Clarice Starling de O silêncio dos inocentes (1991), como intérprete de uma das protagonistas, a detetive Liz Denvers, que é acompanhada pela também detetive e coprotagonista Evangeline Navarro, interpretada pela boxeadora Kali Reis.
Durante o inverno sem sol no Alaska em Ennis, cidade mística que evoca a saudosa Twin Peaks, e entre personagens por vezes não gostáveis, disputas territoriais, línguas que aparecem misteriosamente na cena do crime, a quarta temporada, muito confiante em sua narrativa semirracional e semimística, que enfoca e da protagonismo às histórias das mulheres em diversas frentes, conseguiu bater a audiência de todas as temporadas anteriores, consolidando um retorno triunfal para a série.
Todas as temporadas de True Detective estão disponíveis no Max.
Katryn Rocha
Auxiliar de Comunicação do VLF Advogados