Enquanto anoitece, livro de Luiz Eduardo Soares, e Anatomia de uma queda, filme de Justine Triet
Rafhael Frattari e Katryn Rocha
Enquanto anoitece, livro de Luiz Eduardo Soares
O autor é cientista político de formação e foi Secretário Nacional de Segurança Pública, portanto conhece a violência no Brasil como poucos. E é isso que se vê no notável romance, ao longo de 155 páginas.
A violência se inicia nas relações sociais nos engenhos nordestinos, quando o protagonista é cooptado como jagunço particular do senhor de engenho. Após um episódio confuso em que é preso pelo exército brasileiro em plena ditadura, Raimundo Nonato foge para o sudeste e se torna, durante décadas, matador de aluguel.
Mais tarde, o personagem se muda para o Rio de Janeiro, residindo numa favela controlada pela milícia e vê o seu próprio filho ameaçado. Essa jornada trará de volta fantasmas e histórias relacionadas à origem de Raimundo.
Um livro rápido, com história poderosa e interessante. O autor tem uma linguagem clara, fluída e construiu enredo envolvente. Vale a pena ler, literatura nacional de ótima qualidade.
Rafhael Frattari
Sócio-fundador responsável pela Área Tributária do VLF Advogados
Anatomia de uma queda, filme de Justine Triet
Merecidamente vencedor do Palma de Ouro em Cannes e do Oscar na categoria Roteiro Original, Anatomia de uma queda é um filme dirigido por Justine Triet e protagonizado pela atriz alemã Sandra Hüller (Zona de interesse).
Nele acompanhamos Sandra, autora de autoficção que vai a julgamento após seu marido Samuel (Samuel Theis), também escritor, ser encontrado sem vida no chalé em que moravam nos Alpes franceses por Daniel (Milo Machado Graner), filho cego do casal.
Como o título do filme indica, a morte de Samuel em virtude de uma queda do segundo andar é dissecada para analisar sua estrutura e assim entender se foi um acidente, suicídio ou homicídio. No caso da última opção, Sandra é a principal suspeita e, por isso, é indiciada e deve se submeter à sabatina do julgamento e ali tem sua vida escrutinada.
Nesse ponto, Triet muda de uma perspectiva para outra, menos para buscar a verdade e nos dar respostas e mais para evidenciar para o espectador o que é essencialmente um jogo de controle narrativo, a partir, principalmente, de como são entendidos os fatores sociais, como os papeis de gênero.
Anatomia de uma queda é excelente desde o roteiro até as atuações e está disponível no Prime Vídeo.
Katryn Rocha
Auxiliar de Comunicação do VLF Advogados