VLF integra grupo de estudos do CBAr sobre mediação empresarial privada
Ocorreu no último dia 20 de março a reunião inaugural do braço regional em Minas Gerais do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada (GEMEP) do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). A reunião, que aconteceu na sede da Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB) em Belo Horizonte, contou com a presença de vários profissionais renomados do Direito, especialmente das áreas de Mediação e Arbitragem Empresarial. O sócio do VLF, Leonardo Wykrota, o advogado, Lucas Sávio Oliveira, e o estagiário, Marcus Drumond, participaram do evento.
O GEMEP foi originalmente fundado em 2012, na cidade de São Paulo, e é uma das principais referências no estudo e fomento da mediação empresarial no Brasil. O grupo tem como objetivo principal promover multidisciplinarmente o estudo da mediação empresarial privada por meio de debates, pesquisa, ensino e eventos, impulsionando a difusão e a prática da mediação no meio empresarial. Soma-se a isso o incentivo à produção acadêmica sobre temas pertinentes ao tema.
Destaca-se entre as iniciativas já empreendidas pelo GEMEP a análise das disposições normativas existentes sobre mediação, notadamente a Lei de Mediação e o Novo Código de Processo Civil, tendo como foco seus reflexos no âmbito jurídico e empresarial. O trabalho resultou na publicação em 2016 de enunciados de interpretação que visam orientar a aplicação dos dispositivos ao processo de mediação (1).
Atualmente, o GEMEP conta com diversos subgrupos sobre temáticas específicas, tais como mediação e administração pública, mediação e propriedade intelectual, mediação e franchising, mediação e instituições de ensino, entre outras.
Em Minas, o GEMEP terá reuniões mensais na sede da CAMARB, sob coordenação da Dra. Izabella Abrão e do vice-presidente de mediação da CAMARB, Dr. Leandro Rennó.
O VLF sente orgulho de participar dessa iniciativa, certo da importância do estudo e aprofundamento no conhecimento da mediação no meio empresarial, especialmente no tratamento de demandas sensíveis.
Para atualizações ou mais informações sobre mediação e sobre os trabalhos do Grupo, entre em contato com a equipe VLF-GEMEP ou acesse o site do CBAr.
(1) Enunciados disponíveis na página do GEMEP-CBAr.