O tratador do zoológico de Mossul (livro), de Louise Callaghan, e Contratiempo (filme), de Oriol Paulo
Luciana Corrêa Netto e Rafhael Frattari
O tratador do zoológico de Mossul (livro), de Louise Callaghan
Louise Callaghan, é correspondente do jornal inglês Sunday Times no Oriente Médio. Em 2017 foi eleita “Nova Jornalista do Ano”, e ganhou outros importantes prêmios do jornalismo. A revista Forbes nomeou Callaghan uma das 30 pessoas com menos de 30 anos mais influentes, na categoria “Media & Marketing”.
Em agosto deste ano, o livro O tratador do zoológico de Mossul, de sua autoria, teve a primeira edição publicada e é uma ótima opção de leitura para quem gosta do gênero “Não-Ficção”. O livro conta a história real de Imad, iraquiano que enfrentou os riscos da ocupação do Estado Islâmico na cidade de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, para proteger o zoológico em que trabalhava. Imad, mais conhecido como “Abu Laith”, que significa “pai dos leões”, garantiu por dois anos a sobrevivência dos animais que tanto amava, superando forças repressoras, bombardeios e a fome, antes de transferi-los para fora do país em uma arriscada operação de resgate.
Para os mais sensíveis, preparem um lenço, pois há momentos de muita tristeza e emoção, afinal, é a história de uma pessoa e animais inocentes vivendo em meio a fome e bombardeios do Estado Islâmico. Entretanto, há também muitas passagens divertidas nas quais Abu Laith, com o seu bom humor distinto, consegue superar esse tenso período.
O tratador do zoológico de Mossul é uma leitura que abre nossos olhos para outra realidade, que nos absorve e nos ensina.
Luciana Corrêa Netto
Advogada da Equipe de Contencioso Cível Estratégico do VLF Advogados
Contratiempo (filme), de Oriol Paulo
Contratiempo, filme de origem espanhola, dirigido por Oriol Paulo e estrelado por Mario Casas, Bárbara Lennie e Ana Wagener, é um excelente thriller de suspense/policial disponível atualmente na Netflix.
Tudo começa com um jovem empresário em franca ascensão, com uma vida de classe média alta na Europa, com direito a amante linda e tudo mais. De repente, ele se descobre desmaiado com um ferimento na cabeça, com a amante morta na banheira envolta em notas de Euro, num quarto de hotel que está trancado por dentro!
A partir de então as coisas complicam-se bastante para Adrian Doria (Mario Casas), que contrata uma das melhores advogadas da Espanha e tenta entender como a sua vida virou de cabeça para baixo! Muitas reviravoltas mantêm o ritmo do filme. Não espere nada profundo, mas sim um bom filme espanhol, com boas tomadas, fotografia legal e um enredo envolvente. Certamente valerá a 1h50.
Rafhael Frattari
Sócio fundador do VLF Advogados, responsável pela área tributária