Soul (filme) e Tudo é Rio (livro), de Carla Madeira
Leila Bitencourt e Rafhael Frattari
Soul
Soul é uma animação da Disney em 3D, dirigido por Pete Docter, que pode ser vista no streaming Disney+, recém chegado ao Brasil. Longe de poder ser apreciado somente por crianças, é um filme repleto de aprendizados e reflexões para adultos.
A animação mostra a trajetória de Joe, músico apaixonado por piano, que sempre é cobrado pela mãe para ter um emprego com carteira assinada ao invés de “bicos” de professor e em pequenos shows. Quando Joe recebe uma proposta de emprego formal, também tem a oportunidade de integrar a banda de seus sonhos da musicista de jazz Dorothea Williams.
Porém, um incidente faz com que sua alma se separe do corpo e vá para o You Seminar, local onde as almas têm suas características definidas com ajuda de mentores. Joe acaba sendo o mentor da alma 22, que não é enviada para a Terra porque não encontra seu propósito. A partir daí, o filme mostra uma série de aventuras e reflexões emocionantes da trajetória dessa busca, o que não só diverte, mas também propicia a reflexão sobre a nossa missão nesta vida!
Leila Bitencourt
Advogada da Equipe de Consultoria do VLF Advogados
Tudo é Rio, de Carla Madeira
Tudo é Rio é uma obra que me surpreendeu bastante, pois é o livro de estreia da autora mineira Carla Madeira. E olha, que livrão, embora não seja extenso! A obra baseia-se fundamentalmente na história de duas mulheres e as suas desventuras, em busca de um lugar no mundo, ainda que com aspirações bem diferentes. A primeira delas é Dalva, que vê o seu amor por Venâncio enredado numa trama quando Lucy, a prostituta mais famosa da cidade, aparece entre os dois. A forma da narrativa é bastante intimista, mas ao mesmo tempo forte, de acordo com a personalidade das duas personagens femininas. A história mostra que o amor pode se manifestar de várias maneiras e que o perdão sempre deve estar no nosso horizonte. Dá para colecionar frases legais em cada página. Já havia visto o livro muitas vezes nas livrarias, mas a minha leitura é tributária da indicação do meu amigo Bruno Rabello. Imperdível.
Rafhael Frattari
Sócio-fundador do VLF Advogados, responsável pela área tributária