Radar VLF n. 206 - 06/09 a 15/09/2023 - 15/09/2023
Notícias que circularam entre os dias 6 e 15 de setembro de 2023
Governo Federal publica Medida Provisória que cria o Ministério do Empreendedorismo
Em 13 de setembro, o Governo Federal publicou a Medida Provisória n. 1.187/2023 (“Medida Provisória”), que alterou a Lei n. 14.600/2023 e criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Conforme a Medida Provisória, o novo Ministério terá competência para promover o empreendedorismo, apoiar microempresas e empresas de pequeno porte, apoiar o artesanato e microempreendedorismo, formalizar microempresas, incentivar arranjos produtivos locais, qualificar e inovar empresas, facilitar exportações, promover microcrédito e cultura empreendedora, além de gerir o registro público de empresas.
Confira a Medida Provisória aqui.
INPI divulga a 2ª edição do Manual de Desenhos Industriais
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (“INPI”) divulgou, em 12 de setembro, a 2ª edição do Manual de Desenhos Industriais, o qual entrará em vigor em 2 de outubro de 2023. As inovações do novo manual incluem mudanças na proteção de configurações ornamentais em aparelhos eletrônicos, em configurações tridimensionais sem conexão mecânica, desenhos com elementos textuais e sinal marcário, ampliação das representações de objetos, regras de prioridade, documentação eletrônica, parâmetros de exame de novidade e originalidade, e incorporação de diretrizes do Acordo de Haia.
Acesse a 2ª edição do Manual de Desenhos Industriais aqui.
Terceira Turma do STJ decide que cabe IDPJ de forma expansiva para atingir sócio oculto
Em decisão proferida em 12 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) decidiu que o incidente de desconsideração de personalidade jurídica (“IDPJ”) pode ser aplicado de forma expansiva para atingir sócio oculto, estendendo-lhe as responsabilidades patrimoniais de obrigações inadimplidas especificamente em relação à atividade exercida por empresário individual.
Para mais informações, clique aqui e, para consultar a íntegra do voto-vista, clique aqui.
STJ decide que montadora de veículos não tem obrigação de indenizar concessionária por prédio construído
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) decidiu que uma concessionária de veículos não tem direito de exigir indenização da Peugeot-Citröen do Brasil por prédio que construiu no terreno destinado à venda dos automóveis. O principal fundamento é o de que o artigo 23, inciso II, da Lei n. 6.729/1979 (Lei Ferrari), não elenca os imóveis do concessionário dentre os bens que devem ser indenizados em caso de não prorrogação do contrato pela concedente. Com isso, entendeu-se que o caso não se enquadra no conceito legal de instalações indenizáveis.
Para mais informações, clique aqui.
RFB publica Solução de Consulta sobre base de cálculo de IRPJ para serviços hospitalares
Em 14 de setembro, por meio da Solução de Consulta DISIT/SRRF04 n. 4.035/2023 (“Solução de Consulta”), a Receita Federal do Brasil (“RFB”) determinou que, para efeito de determinação de base de cálculo do IRPJ devido pela pessoa jurídica tributada com base no lucro presumido, aplica-se o percentual de 8% sobre a receita bruta decorrente da prestação de serviços hospitalares e da prestação dos serviços de auxílio diagnóstico e terapia.
Acesse a Solução de Consulta aqui.
RFB publica Solução de Consulta determinando que o benefício fiscal para retomada do setor de eventos poderá ser aplicado até 2027
Em 14 de setembro, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou a Solução de Consulta DISIT/SRRF06 n. 6.074/2023 (“Solução de Consulta”) e determinou que o benefício fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (“Perse”) pode ser aplicado às receitas e aos resultados da pessoa jurídica no período de março de 2022 a fevereiro de 2027.
Confira a Solução de Consulta aqui.
RFB publica Solução de Consulta acerca da incidência de PIS/Pasep sobre prestação de serviços de telecomunicações
Em 13 de setembro, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou a Solução de Consulta COSIT n. 210/2023 (“Solução de Consulta”) e determinou que a receita bruta auferida por empresa lucro real, que realize serviço de instalação, configuração, manutenção e desinstalação de TV a cabo e internet, sujeita-se à incidência de PIS/Pasep na forma cumulativa.
Acesse aqui a Solução de Consulta.
RFB publica Solução de Consulta informando que não incide IPI sobre produtos reparados gratuitamente
Em 13 de setembro, por meio da Solução de Consulta COSIT n. 207/2023 (“Solução de Consulta”), a Receita Federal do Brasil (“RFB”) informou que não incide Imposto sobre Produtos Industrializados (“IPI”) sobre a operação de reparação de produtos que apresentaram defeitos, desde que executados de forma gratuita.
Para verificar na íntegra, clique aqui.
STF afasta restrições a benefícios de ICMS para produtos alimentícios de Minas Gerais
Em 12 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (“STF”) proferiu decisão na Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 5.363, declarando a inconstitucionalidade de itens do Decreto n. 48.589/2023 de Minas Gerais, visto que o dispositivo privilegia produtos baseados na origem do bem tributado.
Para mais informações, clique aqui.
STJ define que contribuições extraordinárias são dedutíveis da base de cálculo do IRPJ
Em 13 de setembro, foi publicado acórdão no AREsp 1.890.367/RJ, em que o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) definiu que as contribuições extraordinárias – pagas para equacionar o resultado deficitário nos planos de previdência privada – podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto de renda, observado o limite de 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto devido na declaração de rendimentos.
Para verificar na íntegra, clique aqui.
Publicada Lei que regulamenta o Termo de Compromisso com fins de sanar correções sanitárias
Em 11 de setembro, foi publicada a Lei n. 14.671/2023 (“Lei”), que dispõe sobre a possibilidade de celebração de termo de compromisso com a finalidade de promover correções e ajustes às exigências da legislação sanitária.
Confira a íntegra da Lei aqui.
Publicado Decreto para estimular a implementação da Agenda 2030 no Brasil
Foi publicado, em 14 de setembro, o Decreto n. 11.704/2023 (“Decreto”), que institui a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, com o objetivo de contribuir para a internalização e implementação da Agenda 2030 no país.
Confira aqui o texto integral do Decreto.
STF fixa entendimento vedando a remoção nos serviços notariais com exigência apenas de prova de títulos
Foi publicado, em 11 de setembro, o acórdão da Ação Declaratória de Constitucionalidade n. 14, em que o Plenário do Supremo Tribunal Federal (“STF”) reconheceu, por unanimidade, a inconstitucionalidade de dispositivo da Lei n. 8.835/1994 (Lei dos Cartórios) que permitia concursos relativos à remoção em atividade notarial e de registro baseada apenas na prova de títulos.
Para acessar o acórdão, clique aqui.
STJ decide pela admissão de penhora de imóvel financiado com alienação fiduciária na execução de cotas condominiais
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) entendeu que na ação de execução de cotas de condomínio é possível a penhora do imóvel que originou a dívida, mesmo que ele esteja financiado com alienação fiduciária, em razão da natureza propter rem do débito condominial.
Para mais informações, clique aqui.
STJ: é possível cumular cumprimento provisório e definitivo de capítulos diversos da mesma sentença
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) decidiu que existe a possibilidade da propositura, ao mesmo tempo, do cumprimento provisório e definitivo acerca do mesmo pronunciamento judicial e que não há necessidade do desmembramento do processo.
Para mais informações, clique aqui.
Decisão do STF valida desconto de contribuição assistencial para sindicatos
Em 11 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (“STF”) decidiu a favor da contribuição assistencial imposta por acordo ou convenção coletiva a trabalhadores da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição. Acerca do julgado foi fixado o Tema 935 da Repercussão Geral.
Para mais informações, clique aqui.