Radar VLF n. 214 - 01/11 a 10/11/2023 - 10/11/2023
Notícias que circularam entre os dias 1º e 10 de novembro de 2023
Instituição bancária é condenada a ressarcir Pix transferido por correntista vítima de assalto
O Juizado Especial Cível da comarca de São Bernardo do Campo condenou o Nubank S/A a restituir valor transferido, via Pix, por correntista ameaçado durante assalto. A decisão condenatória entendeu ter havido falha na prestação do serviço, responsabilizando objetivamente o banco pelos danos gerados, com base na Súmula 479 do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”).
Para mais informações, clique aqui.
ANPD abre Consulta Pública para regulamentação do Encarregado de Dados
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) abriu, em 7 de novembro, consulta pública sobre a minuta de resolução que regulamentará a função do Encarregado de Dados. O público poderá contribuir até o dia 7 de dezembro de 2023, exclusivamente por meio da plataforma “Participa+Brasil”, oferecendo subsídios quanto ao papel exercido pelo Encarregado, figura criada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”) para atuar como um canal de comunicação entre o controlador, os titulares de dados e a ANPD.
Para mais informações, clique aqui.
STF tem três votos para correção do FGTS pela poupança a partir de 2025
Em 9 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (“STF”) retomou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 5.090 (“ADI 5.090”), que questiona a aplicação da Taxa Referencial (“TR”) na correção dos saldos das contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (“FGTS”). Até o momento, três Ministros votaram para assegurar que o conjunto da remuneração do FGTS seja, no mínimo, igual ao da poupança. O julgamento foi suspenso por pedido de vista do Ministro Cristiano Zanin.
Para mais informações, acesse aqui a decisão na íntegra.
Concomitância de multas isoladas e de ofício é afastada por STJ
O Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) julgou, em 7 de novembro, o REsp n. 1.708.819/RS, definindo, por unanimidade, a impossibilidade de aplicação de multas isoladas de forma cumulativa às multas de ofício.
Para consultar a decisão na íntegra, clique aqui.
STJ valida a contribuição previdenciária sobre PLR a diretor
Em 7 de novembro, no REsp n. 1.182.060/SC, o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) validou a incidência de contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de Participação nos Lucros e Resultados (“PLR”) a diretores estatutários, ou seja, sem vínculo empregatício com a companhia.
Para mais informações, acesse aqui a decisão na íntegra.
STJ autoriza aproveitamento de créditos de PIS/COFINS sobre ICMS-ST
Em 9 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) publicou o acórdão do REsp n. 2.089.686/RS, em que reconheceu o direito do contribuinte de aproveitar créditos de PIS/COFINS sobre os valores pagos a título de ICMS-ST (“Substituição Tributária”) na etapa anterior.
Para conferir o acórdão na íntegra, clique aqui.
ANEEL abre Tomada de Subsídios para avaliar a necessidade de regulação específica da produção energética via Geração Distribuída
A Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”) abriu a Tomada de Subsídios n. 18/2023 visando obter subsídios para avaliar a necessidade de eventuais comandos regulatórios específicos para promover a aplicação do disposto no art. 28 da Lei n. 14.300/2022, comando este que trata sobre a produção de energia elétrica nas modalidades de micro e minigeração para consumo próprio. As sugestões podem ser enviadas até o dia 31 de janeiro de 2024.
Para acessar a Tomada de Subsídios n. 18/2023, clique aqui.
STJ entende que recolhimento espontâneo de preparo recursal atrasado não implica a deserção
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) decidiu que a apresentação espontânea do comprovante do preparo recursal, após a interposição da apelação e em valor insuficiente, não implica necessariamente na deserção do recurso, sendo necessária a intimação da parte para saneamento do erro.
Saiba mais aqui.
Decisões dos Juizados Especiais podem ser anuladas em caso de conflito com entendimento do STF
O Supremo Tribunal Federal (“STF”) entendeu que decisões definitivas dos Juizados Especiais podem ser anuladas caso sejam baseadas em normas ou interpretações declaradas inconstitucionais pelo STF.
Saiba mais aqui.
STF mantém decisão de que terceirizados e empregados da tomadora de serviço podem ter salários diferentes
O Supremo Tribunal Federal (“STF”) manteve, sem alterações, o entendimento de que não é possível equiparar os salários de trabalhadores terceirizados aos dos empregados contratados diretamente pelo empregador, seja empresa pública ou privada. A Corte manteve a tese de repercussão geral de que a equiparação viola o princípio da livre iniciativa. A decisão foi tomada no julgamento de recurso (embargos de declaração) no Recurso Extraordinário n. 635546, com repercussão geral (Tema 383).
Para mais informações, clique aqui. Confira o andamento do processo aqui.