Radar VLF n. 6 - 01/11 a 08/11/2019 - 08/11/2019
Notícias que circularam entre os dias 1º e 8 de novembro de 2019
Publicado Decreto da Presidência da República que modifica as regras para a habilitação e co-habilitação ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura (REIDI)
Foi publicado, em 7 de novembro, o Decreto nº 10.100/2019. Este altera o Decreto nº 6.144/2007, que regulamenta a forma de habilitação e co-habilitação ao REIDI. Com as modificações, referida habilitação e co-habilitação fica condicionada à regularidade fiscal da pessoa jurídica requerente em relação à entrega da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições Incidentes sobre a Receita (“EFD-Contribuições”) nos doze meses anteriores ao pedido, aos impostos e às contribuições administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e à matrícula perante o Instituto Nacional do Seguro Social (“INSS”), quando obrigatória. Este decreto entrou em vigor na data de sua publicação.
Saiba mais aqui.
Publicada Resolução da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) que trata da obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Foi publicada, em 2 de novembro, a Resolução nº 5.313/2019 da SEF/MG. Esta altera a Resolução nº 5.234/2019, que estabelece obrigatoriedade de emissão da NFC-e. Com as modificações, ficam estabelecidos novos prazos para emissão obrigatória da NFC-e de acordo com a receita bruta do contribuinte, bem como fica dispensado da obrigatoriedade de uso da NFC-e o contribuinte que estiver enquadrado como microempresa com receita bruta anual igual ou inferior a R$ 120.000,00. Esta resolução entrou em vigor na data de sua publicação.
Mais informações aqui.
Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Saúde lançam sistema que agiliza processos de licenciamento sanitário
No dia 6 de novembro de 2019, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (“Jucemg”) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (“SES-MG”) lançaram o “Sistema de Licenciamento Sanitário Simplificado”, visando agilizar os processos de licenciamento das empresas classificadas como baixo risco sanitário. Nessa nova modalidade, a licença pode ser solicitada no Portal de Serviços da Jucemg, sem que sejam necessárias inspeções prévias para emissão dos documentos. Alguns exemplos de negócios beneficiados são os de alimentos e bebidas (como bares, lanchonetes e restaurantes).
Mais informações aqui.
Senado aprova novo marco legal das franquias
No dia 6 de novembro de 2019, foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei nº 219/15 que segue para sanção presidencial. No âmbito privado, o projeto estabelece maior liberdade contratual entre franqueador e franqueado. No âmbito público, ele prevê autorização para empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e municípios a adotarem o sistema de franquia, respeitando as hipóteses legais de licitação.
Confira aqui a lei que está atualmente em vigor e aqui o Projeto de Lei aprovado.